Mandala Lunar :: uma ferramenta de registro e autoconhecimento

Published by Denise Cardoso on

A Mandala Lunar é um diagrama que é utilizado há tempos para nos conectar com a energia dos nossos ciclos menstruais. É uma ferramenta de autoconhecimento e registro que nos auxilia a nos empoderar da nossa natureza cíclica e a sabedoria intuitiva e ancestral.  

 Experimentei vários formatos de Mandalas Lunares, aplicativos e agendas para registro dos ciclos e assim como várias pessoas que converso sobre o assunto, chegamos ao mesmo desânimo: por mais que a idéia fosse boa e tivesse vontade de utilizar a Mandala, não conseguia uma visualização rápida da síntese do meu ciclo, não era fácil fazer as comparações entre os ciclos, não contemplava exatamente o que eu queria registrar e gastava muito tempo para preencher, ou seja, nos dias mais agitados acabava perdendo as anotações. 

A nossa vida diária exige que as nossas ferramentas sejam cada vez mais facilitadoras do nosso tempo e precisas para as nossas necessidades. Assim nasceu a vontade de criar um modelo próprio que atendesse ao que eu buscava pra uso próprio e para as orientações nos atendimentos que facilito com Planejamento Familiar. 

O feedback que mais recebo nos atendimentos é que a apropriação dos sinais e sintomas de fertilidade, do conhecimento sobre o próprio corpo e ciclos precisa chegar a mais e mais pessoas. 

Aqui você encontra para download, 14 artes exclusivas de Mandalas Lunares lindas com o design da minha comadre Laura Camilo. Pra você baixar, imprimir e começar a usar já.

Todas as Mandalas possuem os mesmos campos de preenchimento, mas imagens diferentes para escolher, e colorir, se assim desejar. Cada campo corresponde a um aspecto de auto observação diária e a sua anotação se faz por meio de símbolos, números, letras ou palavras que resumam as informações do dia.

Data do início: é a data do primeiro dia do ciclo, o primeiro dia de fluxo de sangramento menstrual. 

Data final: só vai ser preenchida quando um novo ciclo começar, é o dia anterior ao primeiro dia do próximo ciclo.

Linhas em branco: Em todas as Mandalas tem algumas linhas abaixo da data final, pra que sejam anotadas coisas importantes durante esse ciclo. Por exemplo, se estou amamentando, o término de um relacionamento, uma viagem importante, um tratamento de saúde ou a descoberta de uma doença, enfim, fatos importantes que tenham acontecido neste ciclo.

Dia do mês: é a primeira faixa no interior da Mandala Lunar. Assim que é descoberto o primeiro dia do ciclo já pode-se preencher com o dia do mês abaixo do dia 1 correspondente ao Dia do Ciclo, indicando a correspondência entre eles.

Dia do Ciclo: já vem preenchido em todas as Mandalas Lunares, iniciando no 1 e terminando no 35 para contemplar ciclos curtos e longos.

Sintomas: aqui vão os sintomas sentidos durante o dia que podem contemplar tanto o físico, quanto emocional, energético e espiritual. Algo bem sucinto, que sintetize de forma mais abrangente o que foi mais importante naquele dia.

Sinto – vejo: esse espaço é especialmente para serem anotados o que foi sentido e visto na vulva na auto observação diária. É a parte da ferramenta que conta como está a sua fertilidade. 

Lua no céu: com a ajuda de um calendário lunar marque as fases da lua (nova, crescente, cheia e minguante) no céu, depois é interessante o equilíbrio do movimento exterior (energia voltada para o outro/externo) e interior (energia voltada para o sujeito). 


Em que momento do dia eu faço o registro diário na Mandala Lunar?

Uma dica é fazer o registro diário na manhã do dia seguinte, junto com a sua rotina matinal e não na rotina noturna, antes de deitar.

Anote também na sua Mandala Lunar

– doenças, tratamentos e uso de medicamentos,

– eventos que afetem o seu emocional, energético, espiritual.

– todas as relações sexuais, contato genital ou masturbação, pois interferem na visualização dos sintomas de fertilidade. 

Se você gostou desse conteúdo, ajude a divulgar, compartilhando nas suas redes sociais. 


Denise Cardoso

Parteira e Terapeuta

%d blogueiros gostam disto: