Alfazema :: Lavanda
Published by Denise Cardoso on
Aaah que plantinha mais amada essa que está na minha lista de itens essenciais dos mais amorosos que uma farmacinha natural doméstica pode ter: ela é linda, cheirosa e curativa! A alfazema ou lavanda é uma plantinha aromática muito usada na perfumaria e limpeza que tem muitos benefícios medicinais. A sua florada cor azul violeta é super conhecida pelo seu aroma agradável e por suas propriedades calmantes e equilibrantes.
Vou me concentrar em compartilhar algumas indicações de como utilizar essa plantinha formidável e alguns preparados com ela na vida prática de cuidados diários com bebês e crianças pequenas:
Os BANHOS TERAPÊUTICOS COM ALFAZEMA devem ser feitos com água morna, quentinha e são muito relaxantes, uma dica poderosa de incluir na rotina de sono do pequeno ou quando ele está agitado. Pode-se utilizar o chá já coado, o óleo essencial (potencializa o cheirinho maravilhoso) ou mesmo com as flores secas criando um banho ainda mais sensorial para o bebê (a partir de três meses de idade). As proporções são uma xícara do chá preparado e coado, ou 1 gota de óleo essencial, ou 30g de erva para cada litro de água morna. Não é de se espantar se o bebê dormir em um banho de balde com as propriedades analgésicas e calmantes dessa florzinha.
Uma outra forma muito legal de usar a Alfazema é no banho de chuveiro! Coloque 100 g de flores de Alfazema numa fralda de pano do bebê ou em um tecido fino e amarre em forma de saquinho no chuveiro com um pedaço de barbante. Desta forma, a água entra em contato com a planta e espalha pelo corpo as propriedades medicinais da Alfazema.
A lavanda é um coringa na aromaterapia com sua energia equilibrante e calmante para os grandes e pequeninos, maravilhoso de usar na aromatização da casa da família, no quarto da mamãe e/ou do bebê colocando algumas gotas do ÓLEO ESSENCIAL em um difusor elétrico. Traz um aroma suave no último enxágue de roupinhas e pode ser extremamente útil em casos de PIOLHOS (isso mesmo!) que aterrorizam as cabecinhas das criancinhas sendo adicionado ao shampoo preventivo ou de tratamento.
O óleo essencial de lavanda tem propriedades ANTISSÉPTICAS E CICATRIZANTES e pode ser utilizado diretamente na pele (puro) em picadas de insetos, cortes e feridas, queimaduras ou em preparados diluído em óleo vegetal para massagens que favorecem a paz e o vínculo com o bebê, como a Shantala e outras técnicas de massagem ayurvédica, por exemplo. Faça uma diluição para MASSAGENS RELAXANTES com 6 gotas de óleo essencial de lavanda para cada 100ml de óleo vegetal.
Uma alternativa interessante é fazer um PREPARADO ARTESANAL DE ÓLEO DE ALFAZEMA ou óleo temperado. Em 750ml de azeite ou outro óleo vegetal de boa qualidade (coco, semente de uva, amêndoas…) junte um punhado de flores secas e deixe macerar por 20 dias. Coe com tecido fino como linho. Ótimo para aliviar o cansaço, quando o bebê tem cólicas ou nas massagens antes do banho da noite.
O CHÁ COM AS FLORES SECAS é feito numa panela ou chaleira: coloque 1 litro de água e quando estiver fervendo adicione 70g de flores de Alfazema e deixar ferver durante 5 minutos. Passado esse tempo, retirar do fogo e deixar repousar durante 10 a 15 minutos, depois coe. Está pronto para beber (para bebês oferecer só depois de seis meses de vida em pequenas quantidades), para adicionar em um banho terapêutico, em compressas para desinflamar a pele ou higienizar. Experimente utilizar o chá de alfazema molhando pedaços de malha de algodão como alternativa ecológica e reutilizável para os lencinhos umedecidos.
Para ajudar com o tratamento das tão temidas CÓLICAS do bebê aqui vão duas opções de uso dessa planta antiespasmódica nas compressinhas abdominais:
1) esquente com um ferro de passar uma fraldinha de pano e pingue duas gotinhas de óleo essencial de lavanda e segure junto à barriguinha do bebê
2) faça você mesma um saquinho de tecido e use as flores secas de alfazema junto com sementes para o recheio. e que é aquecida no forno convencional ou microondas.
O que comprar?
Se você, como eu, não tem como plantar lavanda na sua casa, saiba que as flores secas são fáceis de encontrar em mercados ou feiras livres. Vale a pena investir e ter sempre na sua farmacinha um óleo essencial de lavanda de qualidade como o da Oshadhi, Laszlo ou WNF e como opção os óleos hipoalergênicos já prontos para massagem, como os das marcas Granado ou Weleda.
E você tem uma receitinha adorável com essa plantinha amada pra trocar? Me conta nos comentários! E se gostou dessa postagem dá um curtir ou compartilha com as mamães que você conhece.
* Antes de fazer qualquer uso de erva, planta ou outros recursos, certifique-se de que o bebê ou quem for utilizar não é alérgico a nenhum componente citado. Não recomendo ingerir os óleos vegetais ou essenciais sem consultar um aromatologista.
** Sempre verifique temperaturas da água e componentes em banhos e compressas e nunca deixe a criança sozinha durante o banho!